quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Liderança, impossível existir sem uma boa comunicação.

Será que existem palavras que sejam mais ou menos indicadas para a comunicação do líder? Não se trata de termos predeterminados, mas é claro que aqueles com sentido positivo são sempre melhores aceitos. É preciso jamais se esquecer de palavras de reconhecimento, encorajamento, agradecimento e desculpas sempre que a situação exigir. 

É bom evitar o tom autoritário, mas também não dá para ser muito “mole” na comunicação. Elogie em público, critique em particular e lembre-se sempre de palavrinhas mágicas que a gente ensina para as crianças e, muitas vezes, esquecemos depois de adulto: “Obrigado”, “Desculpe”, “Por favor”, “Parabéns” e outras da mesma família.
 
Uma comunicação eficaz é aquela em que os colaboradores têm liberdade e são estimulados a contribuírem livremente com ideias e sugestões. Essa troca de informações e a abertura dos canais de comunicação são o que faltam, muitas vezes, para a empresa e a equipe darem grandes saltos.

Cabe ao líder implementar um programa que incentive os colaboradores a emitirem suas opiniões. E isso começa com pequenas atitudes, como: deixar espaço para que todos possam se expressar, propiciando momentos de discussão sobre decisões a serem tomadas, o que incentiva a participação de todos, e aceitar e discutir opiniões, mesmo que divergentes. Além disso, é preciso motivar as pessoas e ajudá-las a acreditarem em si mesmas. Isso faz com que elas se sintam mais à vontade para participar.

É claro que não basta estimular a participação e não estar pronto para ouvir. Por não se tratar de uma via de mão única, é imprescindível que haja disposição do líder para escutar as opiniões, as necessidades e aquilo que os colaboradores têm para acrescentar a todo e qualquer processo.

Afinal, quem não ouve está a um passo de se tornar autoritário e arrogante, além de perder oportunidades de aprender e receber boas sugestões. Ao longo do tempo, as organizações estão ficando mais informais – o que é bom em termos de comunicação, pois facilita o fluxo de informações na empresa e aproxima as pessoas. No entanto, nas instituições muito formais e com hierarquia rígida, ainda é difícil que haja uma boa comunicação em todas as direções. Fuja disso!

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